A falta de educação na educação

Crônica

Image result for Imagens de salas de aula

Ainda lembro da minha mãe me chamando de: "malinducado", quando eu aprontava alguma coisa ou se eu respondesse com grosseria ela retrucava: "até parece que não estuda!". Vindo dela, eu bem que aceito essa ideia de que educação vem da escola. Minha mãe era semianalfabeta e não entendia essas questões escolares, mas sabia educar, "sem saber que sabia".

O tempo foi passando e o grau de escolaridade seguiu junto e fui percebendo que o centro escolar serve apenas para preparar o indivíduo para um "bom emprego" (entre aspas), Lula não estudou e governou a nação, Tiririca chegou a Deputado Federal, mas vamos voltar ao assunto para não perdermos o foco. Eles não tiveram escolaridade, mas têm educação. 

Os mimos familiares (sem generalizar) tem causado estrago em algumas pessoas. Repetem vícios paternos e maternos sem pudor desrespeitando a quem está do lado. Posso até citar alguns: paredões, lugares reservados a idosos e pessoas com deficiência, filas, fofocas, contendas enfim tudo aquilo que sai da ordem social.

Certa vez ouvi alguém falar: "o erro é do governo que não investe em educação." Daí eu fiquei me perguntando: e o que é educação? Me fiz então outro questionamento: porque o povo da roça é tão gentil, se nem frequentam escolas com regularidade? Viajando pelo estado, obtive a resposta com um Psicopedagogo: "educação vem de um berço bem estruturado" e pronto.

Roger Bahia

Comentários