Noni pode causar hepatite aguda

A fruta asiática tem consumo em alta no Brasil

Imagem: Google


Os brasileiros estão adotando a noni com a promessa de emagrecimento e combate ao envelhecimento. A fruta originária do sudeste da Ásia é consumida pelos nativos, cozida ou crua com sal. A promessa de milagres está espalhada pela internet e várias pessoas adotaram ao hábito de tomar o suco da noni. O fruto tem cheiro forte e muitas vezes desagradável.

De acordo com a especialista em nutrição e professora de medicina da UFMG, Maria Izabel Touson Correia, a "noni tem dois componentes farmacológicos importantes: a escopoletina (ácido crisotrópico) e a rutina (vitamina P), que se consumidos em grande escala pode causar a hepatite aguda", disse ao Correio Brasiliense. Ela disse ainda que "o único estudo foi feito em camundongos".

A médica afirma que não existem receitas que fazem milagres para emagrecer. Para quem deseja ter um corpo saudável precisa rever seus hábitos alimentares e praticar esportes: "é uma receita simples, o problema é a falta de força de vontade", concluiu. Alguns usuários da noni misturam a fruta ao suco da uva, ou o vinho tinto e fazem uso duas vezes ao dia. 

Fonte: Correio Brasiliense

Comentários