Jacobina revela time e árbitro para o futebol baiano

Esta é a 1ª vez que um time local vai disputar a 1ª divisão do campeonato baiano

                                        
Trio de arbitragem da semifinal em Abrantes 2013
 
Apelidada de "cidade do ouro", Jacobina com 79.247 habitantes (IBGE/2010), está localizada na região noroeste da Bahia, no extremo norte da Chapada Diamantina e fica a 330 quilômetros de Salvador. Fundada em 1722, a região é importante na extração de minérios, patrimônio cultural e na beleza geográfica, explorada pelo turismo ecológico.
 
Além da riqueza citada, Jacobina começa a se destacar no futebol. O time com o mesmo nome da cidade, conseguiu a classificação para disputar a 1ª divisão do campeonato baiano de 2015. O jogo foi contra Jequié e os jacobinenses venceram pelo placar de 3 X 0. Junto com a equipe, surge um árbitro de apenas 26 anos de idade, como promessa para o futebol.
 
Janielton Andrade de Oliveira (07/11/1987) foi o 1º árbitro local a apitar em jogos do campeonato baiano. Mesmo antes da conclusão do curso de arbitragem, o rapaz apresenta um currículo extenso. Atuou nos jogos: Jacobina X Flamengo (Guanambi), Jacobina X Ipitanga e Jacobina X Atlético (Alagoinhas) pela 2ª divisão do baianão, desse ano.

Pelo intermunicipal de 2012, participou de 05 jogos e em 2013, foram 08 atuações. Em campeonatos de cidade foram mais de 15 participações. Dentre os mais importantes ele cita a final em Senhor do Bonfim: "meu jogo mais importante foi a final entre Vitorinha X Treze, no dia 23/12/2013", lembrou Janielton. Ainda esteve em Pintadas, Serrolândia, Piritiba, São José dentre outras.

No dia 15/12/2013, ele auxiliou o árbitro Irinaldo Jorge (FBF) no jogo da semifinal em Vila de Abrantes, entre Real Sociedade X Colo Colo. Pelo campeonato baiano categoria sub-20, apitou Jacuipense X Juazeiro e Jacuipense X Bahia de Feira. Janielton conclui o curso de formação de árbitros no início do mês de junho (2014).
   

Comentários