Esporte



História do futebol


Você sabe como surgiu o futebol? Fique por dentro.
Os povos antigos faziam uso de bolas em treinamentos e outros cerimoniais. Os chineses por exemplo; usavam o jogo com bola para treinar os soldados durante a dinastia de Han, no ano 206 (a. C.). Maias, astecas e incas também disputavam jogos com bola.
O cálcio era um jogo medieval italiano que se parecia com o nosso futebol. Fazia parte da disputa 54 jogadores, 27 para cada lado, distribuídos em quatro linhas: 15 corredores, 5 sacadores, 4 dianteiros e 3 zagueiros.
O Harpastum e outros jogos teriam sido levados pelos legionários de Júlio César para a Inglaterra, onde foi bem aceito. Devido aos conflitos criados pelos participantes, o rei Eduardo II proibiu tais práticas no ano de 1314.
                                          Foto: Roger Bahia
No século XVI, havia uma disputa bem curiosa entre habitantes de cidades vizinhas. O Hurling over Country tinha como fundamento a condução de uma bola até a praça da outra cidade. A equipe que conseguisse tal façanha era a vencedora.
No século XVII, o Hurling mudou e passou a se chamar; Hurling over goals. Em vez de levar a bola à cidade vizinha, os disputantes deveriam, em um campo de 100 m x 30 m, conduzi-la até o gol do adversário, representado por 2 postes de 4 metros de altura, sem travessão.
 Depois de muitas transformações o Hurling recebeu o nome de Rugby. Muitos colégios britânicos entre eles; o Westminster, Harrow, Charterhome e Eton, proibiram o emprego das mãos devido à grande violência e originaram o Dribbling, que é o nosso futebol de hoje.
Fonte: Enciclopédia Delta Larousse

Comentários