Patativa do Assaré

É um dos poetas mais respeitados do Brasil

Nasceu em Assaré, Fortaleza no dia 05 de marco de 1909. apaixonado por poesia, compôs "triste partida, gravado por Luiz Gonzaga". Ainda menino fazia repentes e se apresentava em festas locais. O apelido de Patativa foi devido à sua poesia se parecer com o canto da ave de mesmo nome. Ele escreveu ainda Cante lá que eu canto cá.

Leia um trecho e se gostar leia o restante clicando aqui.

CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ
Patativa do Assaré

"Poeta, cantô da rua,
Que na cidade nasceu,
Cante a cidade que é sua,
Que eu canto o sertão que é meu.
Se aí você teve estudo,
Aqui, Deus me ensinou tudo,
Sem de livro precisa
Por favô, não mêxa aqui,
Que eu também não mexo aí,
Cante lá, que eu canto cá.
Você teve inducação,
Aprendeu munta ciença,
Mas das coisa do sertão
Não tem boa esperiença.
Nunca fez uma boa paioça,
Nunca trabaiou na roça,
Não pode conhece bem,
Pois nesta penosa vida,
Só quem provou da comida
Sabe o gosto que ela tem.
Pra gente cantá o sertão,
Precisa nele mora,
Te armoço de fejão
E a janta de mucunzá, 
Vive pobre, sem dinhêro,
Trabaiando o dia intero,
Socado dentro do mato,
De apragata currelepe, 
Pisando inriba do estrepe,
Brocando a unha-de-gato."

Comentários