Bilhete eletrônico substitui dinheiro em ônibus

O novo sistema de bilhetagem eletrônica, vem crescendo em todo país

   
Para a Região Metropolitana o sistema usado é o Metropasse. Para a capital é o Salvador Card

A passagem de ônibus, ou tarifa, sempre foi um problema para quem depende do sistema de trasporte urbano. Para reduzir a circulação de dinheiro a bordo dos coletivos, foi criado o bilhete eletrônico. Trata-se de um cartão semelhante ao cartão de crédito, munido de um chip, que pode ser recarregado com o preço da tarifa, sem limites de valor.

Nas cidades de Campinas e Ribeirão Preto (São Paulo), esse sistema já substitui o dinheiro por completo. Segundo o secretário de transporte de Campinas, Carlos José Barreiro, a medida é para evitar assaltos e arrastões nos coletivos: "os criminosos estão cada vez mais violentos e rendem cobradores, passageiros e motoristas com armas", disse ele.

Em Salvador e Região Metropolitana (RMS), apenas estudantes e funcionários de empresas cadastradas no sistema de tarifação eletrônica estão usando os cartões. Mas está disponível o chamado bilhete avulso para quem deseja se livrar do dinheiro na hora de pagar o transporte. A leitura é feita por um aparelho chamado validador, onde são guardadas as informações.

Cada passageiro tem direito de usar seu bilhete eletrônico 6 vezes ao dia e o que não for usado durante o mês de trabalho, acumula para o seguinte. Para tarifas normais o valor é de R$ 2,80, para meia passagem (estudantes) o valor é de R$ 1,40: "a cada dia está diminuindo o dinheiro no ônibus, isso é muito bom", disse um cobrador que não quis ser identificado.
  .


Comentários