Atleta fala da emoção de jogar futebol

O esporte mais popular do Brasil continua fazendo adeptos

                                                   Foto: Facebook
Pedro exibe o troféu conquistado na vizinha cidade de Ipiaú
O sonho da maioria dos garotos é jogar futebol. Campinho de areia, no meio da rua ou em gramados oficiais, não importa, tendo uma bola a diversão está garantida. Para Pedro Xavier, de 18 anos de idade a coisa não é diferente. Apaixonado pelo esporte, ele diz que "não sabe o que seria dele se não fosse o futebol ", mesmo sendo amador.

O atleta nascido em Ibirataia, distante 360 Km de Salvador, no dia 07/03/1996, já atuou pelo Tupy (Ibirataia) em 2013 e defendeu a seleção da sua cidade nas categorias; sub 17 e sub 20, sob o comando de Ederval Moura: "boa pessoa, bom filho, ótimo para se trabalhar, não reclama e tenta buscar seu espaço no ambiente", disse o treinador.

Ainda em 2013, Pedrinho, como é chamado, conquistou o título municipal de futsal, além de disputar outras competições menos expressivas: "todos os jogos que fiz foram importantes, mas aquele contra Itajuípe, no estádio O Tesourão (Ibirataia) ficou marcado. Fiz o gol do jogo, de bicicleta", lembrou o garoto. Com o apoio da família, ele tenta realizar seu sonho.

O pai, Perismardes Xavier (Peu) não coloca obstáculos para sua prática esportiva: "eu fico com medo de deixar ele sair sozinho para jogar fora, por causa da idade e dos aproveitadores que deixam os meninos de qualquer jeito nas instalações dos clubes", contou Peu. O atleta foi indicado para a equipe de São Francisco do Conde, mas sua viagem não aconteceu.

A mãe, Renilma Modesto de Carvalho (Riva) lembrou o dia em que Pedro machucou o queixo e mesmo com os pontos, queria jogar futebol: "ele nunca se cansa, se deixar joga o dia inteiro", falou sorridente. Foi convidado para defender a cidade de Wenceslau Guimarães, pela Copa da Graviola e seu nome é o mais cotado para a seleção de Ibirataia que disputará o Intermunicipal 2014.

A irmã, Thaiara Carvalho (22), disse que seu irmão chorava quando o pai não o deixava jogar: "ele me dizia que nosso pai não permitia que ele realizasse seu sonho", comentou a moça. Thaiara disse ainda que quando ele era pequeno, jogava dentro de casa: "eu me chateava. Terminava de limpar o chão, Pedro pegava uma laranja, fazia as áreas com sandálias e brincava sozinho", lembrou ela.

Este ano, Pedro Xavier atuou pelo Figueirense no campeonato da Fazenda Riachão, onde fez gols importantes para sua equipe se consagrar campeã. Pelo campeonato municipal, está no Guarany: "me identifiquei com os companheiros e acho que atuei bem nos jogos", ressaltou o atleta. Como sonho, gostaria de jogar pelo Flamengo, Real Madrid ou Manchester United.

Sobre frustração ele disse: "pra mim, perder me ensina a ser forte, mas o que me deixa frustrado é a máfia no futebol, tantos jovens precisando de oportunidades e eles não dão a mínima", ele se referia aos cartolas. Alguns jogadores como: Ronaldo Fenômeno, Cristiano Ronaldo, Marco Reus e Andrés Iniesta servem como inspiração para o jovem talento de Ibirataia.

Comentários