Fundador de clube fala das dificuldades enfrentadas na infância

                                          Foto: Roger Bahia
Nanau de short amarelo recebe o carinho do amigo 1 dia antes do seu aniversário 
O Juventude de Ibirataia, já ganhou 3 títulos no município. O grupo de amigos formado por: Abnael Abdon Fair (Bia), Marcos Aurélio, Jonas, Nanau, Mamede e Chafick deu origem a um dos clubes mais conhecidos da cidade. O presente de glória de Renato Nascimento dos Santos (Nanau), foi construído em um passado triste e de muita luta.

Nascido em Ibirataia no dia 11 de maio de 1959, Nanau, como é chamado carinhosamente pelos amigos, lembrou da infância e revelou detalhes da sua intimidade. Ainda jovem, trabalhou em supermercado, na zona rural (roça), em uma emplacadora de automóveis, até passar no concurso do Banco do Brasil em 1980. Depois, passou no vestibular e foi estudar Sociologia.

Fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) em Ibirataia, o Sociólogo Renato Nascimento, iniciou trabalhos que duram até hoje; como o AABB Comunidade elaborado por ele quando foi presidente do clube dos bancários no município. Este foi o primeiro da região e atende às crianças do município de Ibirataia, sem distinção de côr, credo religioso ou sexo. 

Apaixonado por futebol, Nanau jogou pela Seleção de Ipiaú e de Gandu em campeonatos intermunicipais, mas confessa que não se deu bem no selecionado da sua cidade natal: "eu era muito polêmico e mesmo sendo campeão pelo Juventude e artilheiro daquela época, eu só vesti a camisa da seleção de Ibirataia uma vez", lembrou Renato.

Além de jogador de futebol, o socialista se arriscou no atletismo e foi campeão brasileiro por 3 vezes, em competições do Banco do Brasil; e uma vez pela AABB de Ilhéus, nos jogos do Norte/Nordeste. Casado, pai de 3 filhos, o desportista falou do choque de gerações: “é emocionante chegar aos 54 anos de idade e poder jogar ao lado do meu filho de 25”, ele se referia a Vitor autor de 2 gols no jogo comemorativo.

Obra social

Nanau é pós-graduado em sociologia e voluntário em um projeto que atende as crianças abandonadas com 15 menores beneficiados, na cidade vizinha de Ipiaú, onde reside atualmente. De acordo com ele, muita coisa mudou em Ibirataia: “não estamos fazendo nada por essa juventude, temos que colocar em prática o que está na teoria. Antes era bem melhor, os governantes precisam acordar”, alertou o sociólogo.

Política

O fundador do PT, em Ibirataia, se atreveu a se candidatar a vereador, mas para surpresa de todos, era seu assessor Genário de Gino, quem subia no palanque para fazer os discursos. Com pouca votação, se afastou da política e passou a se dedicar ao esporte e aos trabalhos sociais junto a comunidade carente da cidade onde mora, Ipiaú.

Drogas

Renato Nascimento ainda aproveitou para deixar uma mensagem aos jovens: “rapaz, esse caminho não leva ninguém a lugar nenhum! É pura ilusão”, aconselhou. Segundo ele, as “drogas só trazem lucros para quem tem, mas quem usa só morre na miséria”. Nanau concedeu a entrevista e esbanjou simpatia ao responder as perguntas.

Comentários