Esporte ameaçado por falta de patrocínio

Em Ibirataia falta oportunidade para descoberta de novos talentos

                             Fotos: Roger Bahia
O Sensei Júnior exibe suas medalhas de campeão baiano e vice no brasileiro de 2010 
O Brasil é o país do futebol, disso todo mundo sabe, mas quem não gosta de jogar bola faz o que? Existem os esportes alternativos praticados pela minoria, como o Jiu-tisu por exemplo. No Brasil, a arte marcial chegou em 1915, trazida pelo japonês Esai Maeda Koma e o 1º estado a conhecer o esporte foi o Pará, após a família Gracie ter aderido às técnicas budistas.

Na Bahia, a Federação Baiana de Jiu-Jitsu (FBJJ), fundada em 1997, pelo Sensei (mestre) Ricardo Carvalho, tem o intuito de afastar os jovens das drogas. Em Ibirataia, o pioneiro no esporte foi o Sansei Roozevelt Júnior, ex-soldado do exército. Em 2007, preocupado com o aumento da violência na sua cidade natal, Ibirataia, Júnior pensou em criar um mecanismo de defesa contra as drogas.

Pouco valorizado ele se diz desmotivado: "até o momento Ibirataia não se manifestou para o Jiu-Jitsu", desabafou o Sensei. Com poucos alunos, a academia Roozevelt se mantém aos trancos e barrancos: "fui convidado para dar aula em Gandu" (Cidade vizinha distante 48 Km). Mesmo com tanta dificuldade, o Sensei vai representar Ibirataia na copa de Jiu-Jitsu em Ipiaú/Ba.

Na arte suave (tradução do Jiu-Jitsu) não há pancadaria 
A 2ª copa de Jiu-Jitsu acontece no dia 28 de abril, às 9h da manhã, no colégio estadual de Ipiaú. Júnior pretende levar 3 categorias: infantil, juvenil e adulto: "esse evento é importante, porque podemos avaliar o grau de aprendizado dos alunos e incentivar outros a buscar o esporte", concluiu. Júnior têm 36 anos de idade é faixa preta, foi campeão  baiano em 2009 e vice no brasileiro de 2010.

Comentários