Gesso vira arte nas mãos do artista

O artista descobriu Ibirataia, onde vive desde pequeno.
                                            Fotos: Roger Bahia
Silmar, ao lado do seu artesanato
Em Ibirataia, além de reservas naturais e um povo acolhedor, o visitante pode deslumbrar-se com a arte moldada em gesso nas mãos de Silmar dos Santos de 40 anos. As peças são comercializadas no próprio município, onde o artesão reside desde os 8 anos de idade. Nascido em Itagibá, Silmar descobriu que levava jeito para a pintura.

Em São Paulo, pintava escudos de clubes de futebol e de volta a Bahia deu início a fabricação de frutos tropicais e não parou mais: "a minha arte pra mim é tudo. Sem isso ai eu não sou nada", disse ele. Suas peças já foram vendidas para portugueses, paulistas, mineiros, cariocas e outros que não revelam pra onde vão levar o artesanato.
Aves da fauna brasileira
"O povo procura muito por peças de parede", disse Elane M. Jesus esposa e auxiliar do artista, que trabalha na própria residência. O casal têm 3 filhos, que são sustentados pela comercialização dos artefatos produzidos com gesso e argila. Os preços variam entre 8 e 180 reais, pagos em forma de boleto bancário em um prazo de 30 a 90 dias.

O ateliê fica no fundo da casa onde mora com a família e a loja, está onde antes era o quarto que o casal dormia, na frente da residência, localizada na Rua Luiz Altino Pereira Gonçalves, nº 37 no Bairro Mirassol em Ibirataia: "tenho o desejo de participar de uma feira de artesanato, só pra ver como é", concluiu o artista.  Enquanto a feira não acontece, ele vende os produtos na pequena loja "Artesanato 3 irmãs. 
  
Pêras, peixes, flores e vasos decorativos

Comentários