Dilma sanciona lei das cotas


Universidades Federais em todo país reservarão 50% das vagas para negros e alunos de escolas públicas

     Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Em cerimônia reservada com ministros e parlamentares, Dilma Rousseff referendou a lei das cotas. Institutos técnicos também usarão método (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)
O Ministro da Educação Aloísio Mercadante participou da cerimônia de criação da lei de cotas
O Congresso aprovou por unanimidade a lei que beneficiará a população carente em todo país. Na manhã de quinta-feira (30) em reunião restrita, a Presidente Dilma Rousseff e mais alguns parlamentares envolvidos no projeto, assinou o documento que passa para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) os critérios de avaliação para o ingresso na Universidade.

Opinião:

Essa lei, enche de esperança alunos que estudam em escolas públicas e que se sentem lesados pelos candidatos oriundos de instituições particulares. Estudar de graça é o sonho de todo brasileiro, agora virou realidade para negros e pessoas de baixa renda. No entanto, é preciso que o candidato esteja preparado com notas acima da média para conquistar a tal vaga.

Não pense que qualquer nota tirada no ENEM, dará direito à uma bolsa de estudo. Essa medida, incentiva à aplicação escolar e leva o Brasil ao caminho da redemocratização. Antes, apenas as Universidades particulares, disponibilizavam bolsas para cotistas e eram poucas, agora o Governo Federal reserva 50% da vagas para os menos favorecidos financeiramente falando. 




Comentários