Ibirataia sofre com poluição sonora

A campanha política começa a aquecer a fúria de quem quer paz
                               Fotos: Roger Bahia
Carros parados em locais proibidos impedindo a fluidez do trânsito
No interior do estado, nos chamados currais eleitorais, os políticos deitam e rolam em cima do eleitorado. Aproveitando a ignorância alheia e a necessidade de um povo que vive sem saber o que fazer, candidatos que concorrem a cargos públicos abusam da boa vontade dos moradores. Muitos se sentem incomodados, mas não sabem como se defender.

Em Ibirataia, município que fica na região cacaueira, distante 340 Km de Salvador, o descaso é visível em tempos de eleição. A falta de uma fiscalização enérgica contribui para que carros de som com volume acima do limite permitido, distribuam propagandas de caráter político pelas ruas da pacata cidade. Na maioria dos casos, os veículos pertecem aos próprios candidatos.

Quem precisava passar, tinha que esperar a boa vontade dos políticos
Além disso, o foguetório é descontrolado justamente no dia considerado de descanso para o trabalhador. No último domingo (30/07), aconteceu uma carreata de um candidato a prefeito, além dos fogos de artifícios, havia também um caminhão com uma charanga barulhenta. Como se não bastasse, os condutores dos veículos acionavam as buzinas produzindo um som ensurdecedor.

A Polícia Militar (PM) alegou que não dispõe de efetivo suficiente (2 policiais) para fiscalizar os abusos e passou a responsabilidade para o Ministério Público (MP). Este foi procurado pela equipe do BE, mas de acordo com informações, o promotor não está na cidade. Um morador do local disse que isso é rotina: “toda eleição é assim, ninguém fiscaliza e eles fazem o que querem”, disse o anônimo.

Bebida, barulho e promessas
 O BE vai entrar com um pedido no MP, para que medidas sejam tomadas e o barulho excessivo seja coibido. Outra medida que o BE tomará é, a formação de uma Associação de Moradores, que tentará junto ao poder judiciário, fiscalizar as irregularidades praticadas pelos candidatos políticos. Na cidade, 2 chapas concorrem a cadeira na prefeitura.

Comentários