Crônica

Agora é a vez de Golias derrubar Davi
         Foto: Badarts.blogspot.com

Segundo a Bíblia o pequeno derrubou o grande. No futebol quando isso acontece é uma festa

"Por que homem só pensa em futebol?" Perguntava Marli a pequenina morena que viajava ao meu lado em um buzu metropolitano. No meu pensamento tinha muitas imagens fantásticas  como a defesa do goleiro Wellington, do Bahia de Pé de Areia, mas eu preferi falar um pouco da guerra entre grandes e pequenos espalhados pelo mundo.

A moça não gosta de futebol, mas com a minha explicação ela passou a ter uma imagem diferente do esporte que virou paixão nacional. Falei do pequenino Chelsea da Inglaterra que eliminou o grandalhão Barcelona da Espanha. Depois citei o Santo Antonio, que derrotou o Vitorinha, mas não pude deixar de falar do Vitória da Conquista que triunfou em cima do Baêa.

Comentei também sobre o Feirense do meu amigo Ermínio, que matou um Leão no interior. Marli ficou confusa: "afinal, que time você torce?" Perguntou novamente. A minha intenção era mostrar-lhe o meu amor pelo futebol e não pelos clubes. Fico feliz quando vejo um time pequeno-seja lá qual for- derrotar um denominado grande.

Deixando um pouco a bela morena de lado, vou falar agora da obrigação que os "Golias" tem de derrubar os "Davís". Se o Baêa minha p... quiser passar às semifinais do baianão, tem que ganhar em Pituacívilis (sem rima) contra o Conquista. Já o Vitoriaço precisa superar o Feirense no Barradão, mas afinal, onde o Chelsea entra nessa história?

O time inglês disputava campeonatos de várzea, assim como o Santo Antonio e o Bela Vista de Pé de Areia, até que um esperto resolveu investir no clube e passou a valorizar o material humano. Montou um timaço e hoje com o brasileiro Ramires, luta pelo título da super liga. Puxa, não falei do Camaçari! Esse de tão pequeno, acabou por ser rebaixado e ponto final.


Comentários