Escolinhas de futebol


O poder do esporte na inclusão social

                                
                                              Foto: Roger Bahia


Jânio na arquibancada com seus alunos
A sociedade sofre com o abandono por parte do poder público. Essa triste realidade afeta principalmente as comunidades menos favorecidas de recursos financeiros. Os jovens não dispõem de boa educação e os poucos que conseguem concluir o ensino médio, esbarram na burocracia do 1º emprego. Uma  forma de incentivar crianças e adolescentes a manterem a frequência escolar é oferecer o que eles gostam.

O esporte é uma grande arma utilizada por pessoas comprometidas com o bem estar social do seu próximo. Escolinhas de futebol são formadas diariamente nos bairros carentes. Como exemplo, o professor Jânio que dispensa o dia de sábado para proporcionar lazer e disciplinas às crianças de Catu de Abrantes. Outro projeto bem conhecido é o do professor Alan, que merece destaque na comunidade de Fonte da Caixa.

Preocupados com o índice de criminalidade na região da orla de Camaçarí surgem novas pessoas dispostas a mudar esta situação, ou contribuir para tal. Lembrando também do professor Jack que já revelou grandes jogadores. O projeto Anos Dourados do instrutor Jorge e agora surge a mais nova escolinha desportiva de Abrantes. O Blog Expresso está com 30 crianças e adolescentes dos bairros de Estiva e Fradinho.

A aulas são aos sábados das 2h às 4h da tarde no campo da Estiva. O projeto está em funcionamento desde o dia 20/08/2011, com o patrocínio especial da Creche Comunitária da Estiva de Burís. O professor é o Estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo esportivo. Rogério Oliveira dos Santos de 41 anos ainda ensina redação na mesma Creche pela manhã. 



Comentários