Catu de Abrantes

Gente que faz

Projeto social ajuda no resgate à cidadania e descoberta de valores 

                                                    Foto: Roger Bahia
A ginga do futebol usada para driblar as adversidades


“No beco escuro explode a violência, no meio da madrugada [...]”. Já dizia o Líder da banda Paralamas do Sucesso Herbert Viana. Esta é a triste realidade do Brasil. Enquanto um olho pisca, alguém morre vítima do caos produzido pelas drogas e falta de políticas públicas voltadas ao social.
A injustiça e a má distribuição de renda, contribuem para derrubar a estima de que já nasce sem saber o que isso significa. Preocupado com o índice de criminalidade em sua comunidade, o bancário Jânio Franco (Gerente), iniciou um trabalho com os jovens de Catu de Abrantes.
  Foto: Roger Bahia
Franco fundou a escolinha de futebol no ano de 2001, mas por motivos pessoais teve que se afastar. No tempo em que esteve longe dos gramados se dedicou aos estudos e em 2007, retomou as atividades com os garotos da localidade.
“A recompensa primeiramente vem de Deus e depois de ver eles afastados das drogas. Este é o meu maior pagamento”. Disse o professor em tom emocionado: “dois dos meus alunos se perderam em confronto com  policiais. Eu acho que essa seja a última instância (A polícia)”. Concluiu Jânio.
Vítor Ferreira


Vítor Ferreira Costa está no projeto desde que iniciou: “o professor é tudo de bom. Ele tira os meninos da rua. Eu mesmo só vivia bebendo´, agora eu estou aqui”. Confessou o goleiro de 22 anos e admirador do seu líder.
Os frutos   
Dois jogadores foram revelados pela escolinha de futebol Milenium. O garoto Hugo que está treinando na equipe do Bahia e o atleta Gislan que viajou para a cidade de Ribeirão Preto (SP): “eu torço por eles e pelos demais que desejam seguir o mesmo caminho e estão aqui comigo”. Disse o técnico.

                                                                               Foto: Roger Bahia
Foto: Roger Bahia 
Jânio Franco morador da comunidade de Catu de Abrantes é “Gente que faz”.

Comentários