Senado libera venda de inibidor de apetite

A droga foi vetada em 2011 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Resultado de imagem para imagens de anfetaminas
A droga anfetamina é usada contra obesidade 
O senado federal liberou na terça (02), a venda de um grupo de remédios contra obesidade, que havia sido vetado pela ANVISA. O texto não necessita de veto da presidente e segue para a promulgação no Congresso Nacional, que deve ocorrer após as eleições 2014. O femproporex, Manzidol e anfepramona (anfetaminas) foram vetados por apresentarem riscos à saúde acima dos benefícios.

A ANVISA ainda alegou que não há estudos comprovados do benefícios dessas substâncias. O professor de endocrinologia (PUC/RIO) e Presidente da Federação Mundial da Obesidade, Walmir Coutinho é "favorável a venda dos produtos, mas com um rígido controle". Já o Senador, médico e ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT/PE) contestou a decisão. 

O retorno dos remédios não será de imediato, já que os registros estão cancelados. O diretor-presidente da ANVISA, Dirceu Barbano, disse que "vai propor imediatamente a direção da entidade, uma nova resolução para que os anfetamínicos só voltem ao mercado após estudos de efetividade e segurança". Ele vai propor ainda que os derivados das anfetaminas tenham a venda proibida por farmácias de manipulação.

Comentários