Brasil comemora independência do domínio português

No dia 07 de setembro de 1822, D. Pedro I declarou o Brasil livre de Portugal

Foto: Google


Com a chegada da família real às terras descobertas por Cabral, O rei D. João VI abriu os portos do Brasil para as demais nações. Isso alegrou os produtores da época, que puderam se livrar dos preços monopolizados. Pressionado pela Côrte, o rei retornou à Portugal e nomeou seu filho D. Pedro I como príncipe regente da terra Tupiniquim, isso aconteceu em 1821.

Um ano depois, mais pressão lusitana. Eles queriam que o regente retornasse à sua terra natal, caso contrário o Brasil seria invadido. No dia 09/01/1822, a comissão pro-independência organizou um abaixo assinado pedindo a D. Pedro que ficasse no Brasil, este aceitou. Em setembro de 1822, a côrte enviou novo documento exigindo que o príncipe retornasse à Portugal.

D. Pedro I, já havia dito que nenhuma ordem vinda dos lusitanos seria acatada sem sua autorização prévia. Isso gerou desconforto aos patriarcas e obrigou o príncipe regente declarar o Brasil independente de Portugal no dia 07 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga. Já são passados 192 anos e mesmo assim o brasileiro comemora como se fosse ontem.



Comentários